quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Parquinho do Bairro Córrego Grande

Seguindo com a Blitz do Parquinho na Ilha da Magia, visitei o Parque Ecológico do Córrego Grande (aqui). Um lugar tranquilo em meio a loucura da cidade grande com dois lagos, muitos patos, gansos, coelhos, carpas, saguis, coelhinhos, cisnes, galinhas, galos, tartarugas, muitos pássaros, árvores... Vida! 
O Parque, ou Horto Florestal como também é conhecido, é público e a entrada é franca. Abre todos os dias da semana das 7h às 18h e é um espaço maravilhoso para curtir com a família fazendo as trilhas, um piquenique ou brincando no parquinho. E se você quer conhecer um pouco mais sobre o Parque, acessa o blog Educação Ambiental/FLORAM.
Ah, dentro do Parque não existe lanchonete, então, se você quiser fazer um lanche ou comprar água mineral, suco, refri, tem que levar de casa!

Bom, vamos ao que me levou até o Horto: o parquinho. Ele fica num espaço bem amplo, tem vários brinquedos e sempre tem bastante criança brincando por lá. E no dia que fiz a blitz a pracinha estava lotada e eu não consegui tirar fotos da "Casinha do Tarzan", mas ela é grande, com escorregadores, pontes e tudo o que as crianças precisam pra se aventurar.

Alguém consegue me explicar isso? Por que estes balanços são tão altos?
Até pode ser bom pras costas dos pais esta altura, mas pra criança ali sentada não tem segurança nenhuma. E não são só estes que estão assim não, olha isso:
A única resposta que encontrei pra estes balanços estarem assim é que como a corda vai desgastando, eles vão cortando e aí está ficando assim. Mas por gentileza minha gente, comprem cordas novas, de tamanho suficiente pra crianças ficarem seguras ali, tá bom?

O Trepa-Trepa e as gangorras estão em boas condições de uso, sem ferrugem e nem farpas saindo dos troncos. A criançada pode brincar na boa!


















Já este brinquedo com os pneus e os balanços não posso dizer o mesmo! O da foto da direita, os troncos estão com pequenas rachaduras com várias farpas e dependendo de como a criança se segurar ali, vai se machucar.

















E quanto aos balanços, as duas estruturas existentes podem ser usadas sem problemas, apesar de ter um balanço mais alto do chão que os outros e deste aí da foto, estragado. A plaquinha ali no tronco diz "Preserve a Natureza" e penso que deveria ter outra dizendo assim "E os balanços também!".




E olha só este banco!
Quêquiéisso produção?
Por favor, reparo urgente neste banco e nos outros também. Ou vão deixar deterior de vez pra, então, resolver arrumar?






E se ligue, diz a placa que dentro do Parque tem internet sem fio. Eu não testei, mas se realmente funciona, adorei! 







E o que cobre o chão do parquinho? Brita.
Assim não dá minha gente! Se alguma criança cair é certo que vai se machucar. Que tal um cascalho mais fininho? Não é o ideal, mas é melhor do que brita.



E então, ficou com vontade de visitar o Parque Ecológico do Córrego Grande? Vale muito apena!

Pontos positivos: Boa localização, fácil acesso, ponto de ônibus em frente, espaço amplo, natureza, wireless.
Pontos negativos: Poucas vagas de estacionamento, chão coberto com brita, alguns brinquedos necessitando manutenção, sombra no parquinho só no período da tarde.
Nota: 8,5

2 comentários:

  1. muito bom a blitz do parquinho.... a pracinha do Balneário do Estreito está com seus brinquedos com pouca manutenção.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Muito boa sua ideia de fiscalizar os parquinhos! Vi seu blog no Facebook do Treasure Map e já fiquei com vontade de viajar pra Floripa... pq apesar de mal cuidados, muitos deles parecem legais.
    E, olha, aqui em São Paulo tem muito parquinho precisando de uma blitz também...

    ResponderExcluir