segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Parquinho do Bairro Trindade

Ainda na manhã do dia 18 de dezembro, segui com a blitz e fui até o Bairro Trindade. O bairro da UFSC, do Hospital Universitário, do TITRI, da Rua Lauro Linhares com seus bares e restaurantes.
O parquinho do bairro fica na Praça Santos Dumont ou do Bar do Pida ou do Supermercado Comper ou da Rótula da UFSC (aqui). Bem localizado, de fácil acesso, ponto de ônibus próximo, mas bem complicado para conseguir vaga para estacionar durante a semana. Eu só consegui encontrar vaga no estacionamento do Hospital Universitário. É, não foi legal fazer isso, mas senti na pele a falta de vagas para poder desfrutar do parquinho e esta é a realidade da região.
A Praça Santos Dumont estava abandonado. Era a casa de moradores de rua e usuários de drogas, mas os moradores do bairro se uniram e entregaram um abaixo-assinado com duas mil assinaturas ao Ministério Público de SC e em junho deste ano o MPSC entrou com uma ação civil pública exigindo a revitalização do espaço, além do aumento de rondas no local visando a maior segurança.
E na blitz pude verificar o sucesso da ação dos moradores do bairro: a Praça não está mais abandonada e os brinquedos estão em boas condições de uso.

Olha só que legal a "Casinha do Tarzan", a criançada pode se esbaldar brincando! Mas como podem ver nas fotos, está um tanto alto do chão o fim do escorregador e provavelmente os pequenos batem as costas ali.












A estrutura da "Casinha do Tarzan" oferece duas pontes. A da foto da direita está com todas as madeiras inteiras, as correntes novas, tudo bem bonito. Já a da foto ao lado, apresenta uma madeira quebrada, o que oferece risco, pois alguma criança pode  enfiar o pé no vão e se machucar. Seria bom se o reparo fosse feito logo, né não? 

E olha só, como no Parquinho do Bairro Santa Mônica, que mostrei neste post, no parquinho da Trindade temos estes dois balanços pra crianças pequenas. Eles são novos, as cordas também são novas. Tudo bem seguro! Só penso que poderia ter mais uma estrutura com estes balanços, pois o espaço destinado pro parquinho é bem grande e não duvido que durante os fins de semana alguns pais façam fila esperando pra usar os balanços. 
Nos outros parquinhos que visitei, senti falta do Carrossel e aqui tive a alegria de encontrar um. Está em boas condições de uso, pintura sem descascar e nenhuma ferrugem.
 Delícia brincar no carrossel, né?

São três estruturas como esta no parquinho e todos os balanços estão em perfeito estado e podem ser usados sem medo, até por adultos. 
Sim, pois quando cheguei na Praça, avistei duas senhoras brincando nos balanços. Aham, muito legal a cena, elas bem felizes, dando risada, embalando bem alto. Bom demais relembrar a infância!

E além da "Casinha do Tarzan" grande, tem esta menorzinha., bem legal também!

Também tem duas estruturas como esta da foto ao lado e um trepa-trepa, todos bem conservados!













O espaço é amplo e os brinquedos estão bem distribuídos pela Praça. Também tem bastante sombra, bancos bem conservados, iluminação noturna e lixeiras. O parquinho não é cercado, mas não existe risco das crianças irem pras ruas que circundam a Praça. Só precisa ter cuidado com algumas escadas, pras crianças menores não caírem. 

E de repente me deparei com isso:
Um dia isso foi um brinquedo, mas agora, só serve pras crianças de machucarem. Será que esqueceram de levar embora quando da revitalização da Praça?

E vale registrar que quando cheguei na Praça, dois funcionários da COMCAP faziam a limpeza do parquinho e arredores. Show de bola, prova que a Praça Santos Dumont não está mais abandonada!

E então, vamos curtir o parquinho da Trindade?

Pontos Positivos: Boa localização, fácil acesso, pontos de ônibus próximo, presença de lixeiras, iluminação noturna, espaço amplo, sombra.
Pontos negativos: Dificuldade para estacionar, escorregador distante do chão, uma das pontes com madeira quebrada, chão coberto com cascalho.
Nota: 8,5






 

2 comentários:

  1. Que boa notícia, um parquinho tão legal agora revitalizado... Já tínhamos visitado ele com minha filha e na epoca nã conseguimos usar nenhum brinquedo. Vejo que agora está bem diferente! Parabéns para os vizinhos de Trindade e para vc também Louizi!

    ResponderExcluir
  2. Nossa bem legal esse parquinho tudo novinho.
    Adorei
    bjos

    http://maeefeliz.blogspot.com/

    ResponderExcluir